Ter sucesso com uma rede de franquias é o desejo de todo empresário que opta por este setor de negócios. Mas ao contrário do que se imagina, nem sempre a venda de muitas franquias de maneira rápida pode significar o sucesso da empresa. Ou seja, a escolha de candidatos imaturos e de maneira precipitada pode comprometer o futuro da rede em pouco tempo.

Mas a boa notícia é que com o Inbound Marketing é possível mudar este cenário. Acompanhe os detalhes a seguir e entenda como:

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma nova maneira de se fazer marketing. Sua base se resume na criação de conteúdos (textos, vídeos, áudios, entre outros) voltados para um público-alvo específico.

Por meio desses conteúdos, que geralmente são distribuídos por meio da internet, é possível se comunicar com o público de modo a conquistar a sua permissão e criar um relacionamento ao longo do tempo para posteriormente ofertar produtos e serviços conforme as suas necessidades.

Em outras palavras, o Inbound Marketing é um modelo que foca em conquistar o interesse das pessoas. Já o modelo tradicional de marketing (conhecido como Outbound Marketing) é aquele que visa oferecer diretamente produtos e serviços para os consumidores sem se preocupar na solução de problemas e necessidades gerais do seu público.

No infográfico abaixo é possível acompanhar um interessante comparativo do Inbound vs Outboung Marketing.

Infográfico Inbound Marketing
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Inbound Marketing para franquias

Se você já é uma franqueadora e busca a expansão da sua rede ou se você está planejando franquear o seu negócio para expandir fronteiras com a sua marca, então com certeza seu objetivo atual é a conquista de novos franqueados.

No entanto, é preciso ter em mente que se o processo de venda das franquias ocorrer de maneira rápida e precipitada, então poderão ocorrer possíveis imprevistos e problemas em pouco tempo.

A prova disso é que se o candidato a franqueado não estiver preparado ou não tiver o perfil ideal para administrar a franquia, então você até poderá ficar feliz com a venda, mas em pouco tempo perceberá a necessidade de dedicar horas para fazer com que a franquia recém negociada passe a funcionar conforme o planejado. E analisando um cenário um pouco mais negativo, existe ainda a chance desta unidade acabar não dando certo e ter de encerrar suas atividades em pouco tempo de atuação.

E para reverter este cenário, o Inbound Marketing surge como um modelo ideal para que a sua empresa possa captar candidatos a franqueados, educá-los explorando suas dificuldades e perfis comuns e por fim, escolher os melhores leads para se tornarem franqueados. Percebeu a diferença? No Outbound Marketing sua franquia vai atrás de franqueados somente com o objetivo de sempre fechar uma nova franquia, o que por sinal é bom para a sua empresa, mas que em pouco tempo passa a lhe dar dores de cabeça pela falta de qualificação dos franqueados. Já no Inbound Marketing sua empresa educa o público interessado e escolhe as melhores oportunidades pensando no futuro da franquia.

Automação de marketing para franquias

 

Como o Inbound Marketing pode ajudar a minha franquia?

Agora que você já conhece a importância do Inbound Marketing, pode surgir a seguinte pergunta: Mas como o Inbound Marketing pode realmente ajudar na minha franquia? Para responder a esta pergunta listamos abaixo alguns dos principais pontos:

  • Otimização dos recursos de marketing, onde sua empresa foca somente no público que realmente tem interesse em adquirir uma franquia;
  • Conquista de maior número de candidatos potenciais. Os candidatos ideais serão lapidados durante cada etapa do seu funil de vendas;
  • Sua empresa passa a ser encontrada por pessoas que ainda não sabem que a sua franquia pode ser ideal para elas;
  • Você se tona uma referência e ganha autoridade dentro do seu ramo de franquias, construindo uma marca forte;
  • Sua empresa passa a contar com candidatos mais maduros na hora de fechar negociação uma vez que eles tiveram um processo correto de nutrição desde o momento em que conheceram a sua empresa até o processo de compra da franquia.

Conforme se pode observar, optar por uma estratégia de Inbound Marketing tende a trazer diversos benefícios para a sua rede de franquias. E dentre as vantagens, não há como negar o diferencial em poder vender franquias para candidatos realmente preparados para atuar conforme o projeto da sua empresa.

Portanto, se a sua empresa busca ser mais certeira em seu marketing, então vale a pena avaliar a possibilidade de implementar a estratégia de Inbound Marketing para franquias.

Fatos para tweetar:

  • (Tweet) “Franqueados qualificados dão mais resultados a longo prazo para a franqueadora.”
  • (Tweet) “Inbound Marketing não é uma ferramenta. É um propósito para gerar interesse em potenciais compradores”.

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Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.