Muito se fala em novas estratégias de publicidade principalmente pela expansão do Inbound Marketing dentro do ambiente virtual. Realmente não dá para negar que este novo modelo de marketing traz diversas vantagens para empresas de qualquer segmento, inclusive para as franquias.

No entanto, você sabia que é possível melhorar ainda mais os processos de marketing por meio da automação? Acompanhe os detalhes a seguir e veja porque a sua empresa deve aderir a automação de marketing.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing como o próprio nome diz, é uma maneira de automatizar os processos do marketing de modo a torná-los mais práticos e eficientes. Por meio de um software conhecido como Sistema de Automação de Marketing (SAM) é possível combinar uma estratégia de conteúdo e Inbound Marketing perfeitamente. Assim, é possível compreender melhor o perfil dos visitantes do seu site e atuar de maneira personalizada e escalável na geração de leads cada vez mais qualificados.

Por meio desta ferramenta é possível abranger desde o compartilhamento de conteúdos em redes sociais, até o processo de nutrição de leads para auxiliá-los a avançar no funil de vendas.

Benefícios da automação de marketing

Veja abaixo o que a sua empresa ganha ao optar pela automação de marketing.

Economia de tempo

Tarefas realizadas com maior agilidade, principalmente quando se trata de um grande volume de leads.

Organização

Com processos no automático, é possível trabalhar de maneira mais eficiente em cada um dos canais da sua estratégia. Assim, na hora de abordar seus leads você já terá um processo moldado para engajar com o lead na hora certa.

Integração de ferramentas

Em um único sistema de automação de marketing é possível contar com diversas funcionalidades como, por exemplo, criação de landing pages e formulários, análise de tráfego do seu site, rastreamento da jornada do comprador, entre outras.

Agilidade nas vendas

Com o processo de nutrição bem estruturado, seus leads se tornarão maduros mais rápido para a etapa de venda, o que também é uma grande vantagem para sua empresa.

Automação de marketing para franquias

Se você é um franqueador e pretende atrair mais candidatos para a aquisição de sua franquia então provavelmente você já está realizando alguma estratégia de marketing em sua empresa.

Neste caso, o seu site começa a receber visitantes e para isto é preciso convertê-los em leads. Ou seja, transformar os visitantes anônimos em leads identificados para você poder entrar em contato diretamente com eles

E aqui surge a necessidade de se contar com um sistema de automação de marketing, uma vez que você precisará:

  • Desenvolver páginas de captura e formulários;
  • Conseguir informações detalhadas sobre seus leads (quem são, onde estão, o que pretendem)
  • Descobrir quem está visitante o seu site e consumindo o seu conteúdo
  • Compreender a jornada de compra de cada leads e identificar em que fase cada um está.

Mas os recursos não param por aí, pois você verá a seguir o quanto a automação de marketing pode ser útil para você e para os seus franqueados.

Automação para o franqueador

Ter controle da sua marca é o desejo de todo o franqueador e no geral, o uso de uma campanha integrada acaba sendo o mais indicado para manter um padrão e até mesmo ser mais prático na hora de passar uma mensagem ao público.

Por outro lado, ao utilizar a automação de marketing é possível manter um padrão nas campanhas e deixar que cada franquia refine as informações locais.

Outro ponto interessante está na possibilidade de extrair relatórios de campanhas de todas as franquias. Além disso, também é possível coletar de forma automática dados como informações de clientes, propects, histórico de compras, promoções, entre outros.

E o mais interessante é que todo esse recurso pode ser aplicado em campanhas institucionais sem alterar a mensagem da sua marca e ao mesmo tempo sem interferir nos mercado locais.

Automação para o franqueado

Se por um lado os franqueadores costumam manter o padrão em suas campanhas de marketing, impedindo que suas franquias realizem marketing local, por outro lado muitos franqueados sentem cada vez mais a necessidade de produzirem mais resultados com um marketing regional.

E a boa notícia é que com o uso da automação de marketing os franqueados podem:

  • Criar campanhas locais utilizando elementos padrões como cores, templates, rodapés, entre outros;
  • Gerar materiais publicitários sem depender diretamente do departamento de marketing do franqueador;
  • Ajustar campanhas para as suas realidades locais sem comprometer a marca da empresa.

Case: Montana Grill

Para que se possa visualizar na prática como a automação de marketing pode ser vantajosa para franquias, basta observarmos o Case da Montana Grill, uma rede de grelhados que contou com o apoio da DuoHub para lançar um novo prato no mercado – o Bife a Cavalo.

Você pode acompanhar o case completo aqui. De qualquer modo, um dos pontos chave neste case foi a automação no marketing que facilitou o envio de conteúdos para as lojas da rede, trazendo uma comunicação mais eficiente e obtendo uma análise de métricas como recebimento e taxa de abertura.

Além disso, foi avaliado também o lead scoring e as lojas com notas mais baixas no processo de conversão eram facilmente identificadas. Desta forma, um time de consultores era acionado para uma visita ou contato telefônico para identificar e solucionar os problemas relacionados à venda do Bife a Cavalo. Em três meses o ROI já era de 110%.

Conforme se pode observar, a automação de marketing tende a ser uma excelente opção para redes de franquias, uma vez que esta ferramenta cria uma relação vantajosa tanto para o franqueador quanto para o franqueado.

A DuoHub somos uma consultoria de Inbound Marketing e podemos ajudar a sua franqueadora a automatizar o seu marketing. Portanto, se você pretende ter maior influência nas atividades dos seus franqueados e contar com as demais vantagens desta estratégia para a expansão da rede, entre em contato!

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Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.