O e-mail marketing, já foi conhecido como spam e se tornou sinônimo de comunicação intrusiva. Muitos usuários com contas de e-mails, como Yahoo, Hotmail, Gmail e outros já tem suas caixas bloqueadas para recebimento de spam.

Hoje, equipes de marketing trabalham arduamente em suas campanhas de marketing por email para driblar esses bloqueios, chamar a atenção de quem os recebe, e mostrar a toda a sua base de leads que podem resolver a dor de seus leads e transformá-los em clientes.

O e-mail marketing não tem que ser intimidador, você apenas tem que saber como fazê-lo direito. Para isso é preciso abordar desde o planejamento de uma estratégia de marketing por e-mail até o crescimento da sua lista de e-mails e a otimização de seus e-mails para o sucesso.

Se você é novo no e-mail marketing ou está apenas reconhecendo um possível problema e quer dar um impulso às suas campanhas, continua aqui com a gente, estamos prontos para ajudá-lo a começar e alcançar os resultados que você realmente deseja.

Como fazer para que meu e-mail marketing chegue ao meu lead?

O e-mail não morreu, pelo contrário, está mais forte do que nunca. O e-mail marketing ainda é uma excelente ferramenta, pois o correio eletrônico é um canal extremamente democrático e praticamente todas as contas são gratuitas, alcançando assim um número extremamente grande de usuários. Mas como fazer com que chegue as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa?

Segundo pesquisas da Pew Research, no mundo, 92% dos adultos online utilizam e-mail, sendo quase 100% das empresas que utilizam as caixas eletrônicas e seus colaboradores recebem automaticamente mensagens. Por isso o e-mail marketing ainda é tão abrangente.

O e-mail marketing oferece conteúdo relevante?

O e-mail marketing consegue aumentar a relevância da sua marca entre seus leads. Segundo a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail e a tendência é que ultrapasse os 3 bilhões até 2020. Esse número representa mais de um terço da população mundial.

Com o e-mail marketing dá para prever o alcance da mensagem, diferente das redes sociais, pois nem todos os seguidores da sua rede social visualizarão a postagem. E isso e ótimo para os estrategistas digitais, já que podem trabalhar diversas estratégias em cima das métricas capturadas.

Isso acontece devido aos algoritmos que determinam a relevância para o usuário, já o e-mail, todos os seus contatos receberão sua mensagem e mesmo que o contato não abrir o e-mail, ele estará visualizando o nome da marca e o assunto do qual se trata o e-mail marketing.

Lista de e-mails segmentados é sucesso!

Todos os dias são disparados mais de 200 bilhões de e-mails no mundo, como ser um diferencial nesse mercado? Desses, 67% (1,34 bilhão) vão diretamente para a caixa de spam, ou seja, para que sua mensagem seja entregue ao seu destinatário, o receptor precisa estar interessado em receber, ou ao menos não ter bloqueado seu conteúdo.

Para seu e-mail, que foi trabalhado com tanto carinho, não ser encarado como spam ou simplesmente ser esquecido na caixa de email de seus leads, você precisa levar em consideração um grande ponto: Seus compradores não são os mesmos, e não procuram pelo mesmo produto ou serviço.

Esta é a realidade, a maioria das empresas, B2B ou B2C, não atendem a apenas um tipo de cliente, mesmo que eles só vendam um produto ou serviço. Não há um “tamanho único” para todos os clientes, e geralmente há vários clientes ideais para qualquer negócio.

Como interpretar leads diferentes em um mesmo caso

Se você possui uma empresa de encanamento, por exemplo, você pode atender ao senhorio de um grande prédio com apartamentos familiares, bem como o proprietário de uma casa familiar. Estes são dois tipos muito diferentes de leads e que têm problemas e necessidades muito diferentes, o que significa que eles devem ser tratados de forma muito diferente, certo?

Então, se você estava fazendo um único e-mail marketing para estes dois clientes-alvo, pode parar por ai! Enviar para esses dois leads a mesma mensagem, de forma ampla não é tão eficaz como enviar cada um desses e-mails e segmentado, que “fala” sobre os problemas e necessidades específicos para cada um.

Pense nisso. Se você fosse o proprietário de um apartamento (e talvez você realmente seja), qual dos dois e-mails você estaria mais interessado em abrir? Um relacionado a apartamentos ou cada? Pode parecer trivial, mas receber um e-mail, que foi enviado a uma lista de proprietários de imóveis, seria muito melhor do que uma mensagem ampla e geral para uma lista completa de contatos de e-mail.

Se você ainda não tiver, determine quem são seus vários segmentos de clientes-alvo. Estes também são conhecidos como personas. Depois de descobrir que tipos de indivíduos compõem a sua base de clientes como um todo, a segmentação se torna muito mais compreensível – e mais fácil.

É aí que está a beleza da segmentação e é onde as possibilidades são infinitas. 

Uma das informações mais relevantes para definir se o e-mail será entregue ou vá parar no “lixo” é o envolvimento dos leads com as campanhas enviadas anteriormente ou seja, se o destinatário não tem aberto seus e-mails é provável que em algum momento os próximos cairão em Bounce.

Relacione com seus leads desengajados sem prejudicar seu domínio

Um dos principais objetivos do e-mail marketing é permitir que a empresa se relacione com os leads.  Com isso, podemos fazê-los caminhar pelo funil de vendas, até que ele se torne um cliente em potencial.

Com o e-mail marketing é possível reduzir o ciclo de venda, aumentar a retenção de clientes. Mas para garantir os resultados do e-mail marketing não basta criatividade, é preciso pesquisas e testes e insights do público-alvo.

Veja o caso citado no artigo da Resultados Digitais sobre a um dos nossos clientes, a Lamas Brew Shop, sobre o engajamento dos novos leads. Todo lead, assim que se cadastra em um formulário de conversão, recebe automaticamente um e-mail de boas-vindas.

No conteúdo do e-mail tem um CTA que o direciona para uma Landing Page. Assim, o lead pode completar seu cadastro e personalizar para receber conteúdos do perfil e interesse dele.

Depois que essa estratégia foi implantada, a taxa de abertura do email ficou em média de 63% e mais de 40% dos Leads acessam a Landing Page. Veja o artigo completo clicando aqui.

Pronto para segmentar suas listas de e-mails marketing? Se quiser saber como começar clica aqui para falar comigo.

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Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.