Não dá para negar que as redes sociais se tornaram excelentes ferramentas para as estratégias de marketing das empresas. Dentre as principais, podemos destacar o Instagram como sendo uma rede social diferenciada por estar focada no compartilhamento de fotos e pequenos vídeos.

E se você atua com um e-commerce, saiba que esta rede social pode ser o casamento perfeito em uma estratégia de Inbound Marketing. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba como utilizar o Instagram na sua estratégia inbound.

Envolva-se com o seu público

O maior objetivo das redes sociais é promover a interação entre pessoas, e não seria diferente para o Instagram. Logo, é fundamental que além de ter presença nesta rede social, sua empresa também se envolva com seu público-alvo.

Neste caso, é interessante fazer perguntas nas legendas das postagens, responder comentários, criar promoções para seguidores do perfil da empresa, entre outras opções.

Atenção aos feedbacks

Coletar e analisar os feedbacks do seu público no Instagram é muito importante para que você possa ajustar a sua estratégia ao longo do caminho. Neste caso, é preciso ter em mente de que cada rede social possui as suas características e desta forma, os gostos do público também pode variar.

Portanto, esteja sempre atento às opiniões, críticas, dúvidas e demais comentários dos usuários. Assim, você passa a entendê-los cada vez melhor e terá maior facilidade na hora de interagir com cada um.

Vá além das fotos

Sem dúvidas o foco central no Instagram é o compartilhamento de fotos. No entanto, sua empresa pode ir além disso e utilizar esta rede social para contar alguma história sobre a sua marca através de vídeos. Quanto mais autêntico sua empresa for na construção de histórias, mais genuínas serão as conexões com os seus seguidores.

Só para você ter uma ideia: o consumo de vídeos no Instagram aumentou 80% no último ano 😱 (Fonte: G1)

Utilize as hashtags

As Hashtags foram criadas pelo Twitter para categorizar um conteúdo publicado conforme a palavra-chave utilizada. No Instagram este recurso também é muito utilizado e pode fazer a sua empresa se tornar uma referência no mercado.

Uma excelente dica é utilizar hashtags com o próprio nome da marca ou até mesmo destacando alguma expressão que faça referência à cultura e valores da sua empresa.

Com o tempo você poderá incentivar o uso delas pelos usuários em promoções e prêmios, fazendo com que o seu público interaja diretamente com a sua marca.

Capriche nas imagens

Para utilizar o Instagram de maneira eficaz em sua estratégia inbound, é importante que você saiba diversificar suas postagens a fim de manter o público cativado.

Neste caso, é interessante compartilhar postagens de produtos reais da sua empresa e em outras ocasiões recomenda-se apresentar a cultura da sua empresa, ou seja, imagens da sua equipe de trabalho incorporados com a marca da companhia. O ideal é buscar sempre a essência do Inbound Marketing, procurando não focar somente na venda de produtos, mas sim no engajamento com o público.

Divulgue seu perfil

Divulgar para o público que a sua empresa possui um perfil no Instagram é a melhor maneira de ganhar mais seguidores e consequentemente aumentar as chances de fazer mais negócios no seu e-commerce.

Para esta dica, vale a pena conectar a sua conta do Instagram em outras redes sociais, o que também facilitará o compartilhamento de conteúdos para as demais mídias.

Inserir botões do Instagram em seu site ou e-commerce também é muito interessante para crescer dentro desta rede social.

Personalize suas ofertas no Instagram

Como se sabe, cada rede social possui suas características e públicos diferentes e neste caso, a personalização das postagens conforme a rede social utilizada pode ser a chave para o sucesso da sua marca.

Para se ter uma ideia de como a personalização pode trazer retornos positivos, basta observarmos o case do restaurante Sonic que reformulou o seu milkshake para ser divulgado no layout icônico do Instagram, disponibilizando também serviços de entrega por meio da geolocalização dos usuários.

Como resultado, além de aumentar seus pedidos a ação também foi premiada no Cannes levando o Leão de Prata em Mobile.

No posts orgânicos do Insta ainda não é possível incluir links, mas você pode usar os posts patrocinados para divulgar conteúdos ricos e ofertas. Com isso, se sua estratégia estiver bem alinhada com investimentos de mídia, este pode ser um ótimo canal para etapa de atração no funil de vendas.

Se o propósito do Inbound é gerar interesse…

Cuidado com as propostas tentadoras de empresas que vendem curtidas, seguidores e comentários. Ter uma estratégia consistente, que promova o propósito e o valor da sua empresa com certeza vai ter trazer melhores resultados, do que perfis que nunca mostraram interesse e não permitiram que sua empresa estivesse na timeline dos usuários.

Quer saber mais sobre marketing de permissão? Clique aqui para ler o artigo.

Atualmente o Instagram mantém a marca de 800 milhões de usuários ativos por mês e aproveitar esta grande rede social dentro da estratégia de marketing digital é uma excelente opção para promover a sua marca, produtos/serviços e conquistar cada vez mais clientes em seu negócio.

O que achou dessas dicas? Acha que vale a pena usar o Instagram para expandir sua estratégia digital? Se precisar, entre em contato com a DuoHub. Nós podemos ajudar nesta análise e planejamento inbound.😃

Crédito de imagem: Freepik

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Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.