Sem dúvidas, as vendas online por meio de e-commerce cresceram significativamente nos últimos tempos e a previsão para os próximos anos também será de avanço neste setor.

Contundo, em meio a este cenário, muitos empresários ainda sentem-se insatisfeitos com suas lojas virtuais. Ou seja, a loja recebe um grande volume de visitas mas quase ninguém compra ou um grande número de clientes abandonam o carrinho sem comprar nada. E na melhor das hipóteses, o cliente compra uma única vez e não volta mais no seu e-commerce.

Mas a boa notícia é que existe a possibilidade de reverter este quadro optando por uma estratégia de Inbound Commerce. Acompanhe os detalhes e conheça algumas dicas para começar.

O que é Inbound Commerce?

Você já deve ter ouvido falar que o Inbound Marketing é uma nova maneira de fazer marketing se baseando em conquistar o interesse das pessoas em vez de tentar comprá-las. E quando se fala em Inbound Commerce, é possível defini-lo como a estratégia de Inbound Marketing aplicada ao comércio eletrônico.

Em outras palavras, o Inbound Commerce é uma estratégia que tem o objetivo de gerar valor e tornar o seu e-commerce uma referência em seu mercado, de modo a guiar seus visitantes dentro do funil de vendas e aumentar a taxa de conversão da empresa.

Por que optar pelo Inbound Commerce?

Optar por uma estratégia de Inbound Commerce é uma maneira de explorar melhor o potencial da sua loja virtual. Pense por um minuto: Se em média somente 1 de cada 20 pessoas que visitam seu site fazem compra, o que acontece com os outros 19?

No geral, as empresas que vendem online enxergam duas possibilidades para uma visita: ou o usuário realiza uma compra, ou não. Mas, ao optar por uma estratégia de Inbound Commerce, podemos inserir uma terceira opção: a conversão.

Isto significa que mesmo que o consumidor acesse o seu e-commerce e não compre nada em um primeiro momento, existe ainda a chance de você se relacionar com ele para conhecer as suas necessidades e posteriormente ofertar algo.

Como fazer o Inbound Commerce?

Agora que você já conhece um pouco sobre o que é o Inbound Commerce e o que ele pode fazer pela sua empresa, confira algumas dicas que lhe ajudará colocar em prática esta estratégia:

Conheça o seu público

O primeiro passo para se obter sucesso com o Inbound Commerce é simplesmente definir o seu público-alvo. Nesta primeira etapa é interessante criar suas personas que serão uma representação fictícia do seu consumidor ideal.

Neste processo, vale a pena dedicar algum tempo para definir claramente as características de suas personas, pois isto irá lhe ajudar a ser mais assertivo em suas propostas.

Quer saber mais sobre personas? Sugiro a leitura destes artigos:

Crie conteúdos relevantes

A base do Inbound marketing se resume no relacionamento com os leads de modo a educá-los com conteúdos relevantes. Ou seja, você ajuda o seu lead com um material e em troca ele lhe dá o seu contato e a partir daí você inicia o processo de relacionamento e nutrição dentro do funil de vendas.

Para esta dica é interessante criar um blog do e-commerce onde você poderá reunir artigos informativos e educativos para o seu público-alvo.

Se você vende eletrônicos, por exemplo, crie um blog com dicas de uso, tendências, notícias, dicas de conservação, entre outros.

Quando mais conteúdos de qualidade tiver em seu blog, maiores serão as chances dos usuários chegar até ele e consequentemente iniciar um relacionamento com a sua empresa.

Publiquei um artigo sobre blog que você vai gostar, veja:

Mídias Sociais

A cada dia, mais as pessoas estão pesquisando e tomando decisões de compras baseando-se em postagens, compartilhamentos e opiniões divulgadas nas redes sociais. Portanto, esta é uma ferramenta praticamente obrigatória para o seu e-commerce criar engajamento, expandir a sua marca e ter presença ativa para solucionar problemas e dúvidas dos usuários.

Além de divulgar seus produtos, também é possível compartilhar os conteúdos desenvolvidos em sua estratégia. Isto fará com que mais pessoas venham a conhecer a sua marca.

Minha sugestão de leitura sobre redes sociais: 

Newsletter, Landing Pages e e-mail

As newsletters e formulários das landing pages são excelentes recursos para capturar os dados dos leads e iniciar o processo de interação com eles.

Enquanto no primeiro o usuário cadastra seu e-mail e demais contatos para receber notícias e ofertas da sua loja, no segundo você poderá capturar os dados do cliente ao lhe oferecer algum material como um e-book, por exemplo. Mas vale lembrar que em ambos os casos, o usuário deverá estar ciente de fará parte da sua lista de contatos.

Após ter os dados do seu lead, o e-mail entra em ação como sendo uma excelente ferramenta para criar engajamento. Por meio dele você poderá conhecer melhor o seu lead, entender as suas necessidades e no momento ideal ofertar algo de seu interesse.

No caso do e-mail ele pode ser um ótimo canal de receita também. A Lamas Brew Shop, cliente da DuoHub, viu o canal e-mail começar a gerar receita após o início do projeto focado em relacionamento. Só para ter uma ideia, este canal tem taxa de conversão melhor que links patrocinados e orgânico! 😱 🚀

Quer exemplos do mercado?

Veja também: 

Desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing aplicada ao seu e-commerce é uma excelente maneira de conquistar mais clientes e expandir a sua marca online.

Se precisar de ajuda para adaptar a estratégia de inbound marketing em seu e-commerce, entre em contato com a DuoHub e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!

Crédito da ilustração: Freepik

Compartilhe!

Facebook 0
LinkedIn 0
Twitter

Cadastre-se na nossa newsletter:

Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.