Estágios da metodologia Inbound Marketing:

Relacionamento

Etapa inbound marketing - relacionamento

O e-mail marketing pode ser considerado o patinho feio das estratégias digitais. Mas engana-se quem ainda acha que este canal não dá resultado.

Se bem bem utilizado, o email oferece ótimo ROI (Retorno do Investimento) e é através deste canal que desenvolvemos toda a passagem do lead através da jornada de compra através de critérios de segmentação.

Você pode até se perguntar: Ah, mas vou ter que enviar muitos e-mails? Não! Utilizando bem as segmentações a ideia é que você passe a enviar até menos e-mails, porém vai enviar para as pessoas certas e no momento certo. Se comparado a outros meios, o e-mail tem um custo menor e consegue alcançar toda a sua base.

Voltando um pouco na estatística dos 78% das empresas que tem como prioridade converter leads em clientes, é bem provável que estas empresas não alcancem este objetivo sem automação de marketing.

A automação de marketing é uma estratégia inovadora para se comunicar com seu lead e acompanhá-lo na jornada de compra. Quando falamos de escalabilidade, a automação é fundamental para uma nutrição de leads eficiente.

Além disso, com a automação é possível fazer a gestão do funil de vendas automatizada e distribuir as oportunidades geradas para o time de vendas. Outros benefícios da automação de marketing:

  • Redução do CAC (Custo de aquisição do cliente)
  • Retenção
  • Aumento de receita

As redes sociais auxiliam no relacionamento com sua audiência e funcionam como uma ponte para levar o seu usuário para seu site/blog.

Você atraiu seus visitantes com uma oferta (material rico) através de uma CTA, direcionou para uma landing page e agora seu lead entra na sua base através do preenchimento do formulário. Mais do que pedir nome e e-mail, o formulário tem a função de iniciar a caminhada do lead na jornada de compra através dos critérios de qualificação.

Sabemos que nem todos os clientes estão preparados para a compra, certo? Por isso quando olhamos a jornada de compra, percebemos que alguns leads ficaram “no meio do caminho”.

Chet Holmes em seu livro, “The Ultimate Sales Machine”, aponta que apenas 3% das pessoas estão no estágio “pronto para comprar agora”, enquanto de 6-7% estão abertos à compra e o restantes 90% dividem-se em 3 categorias que não estão prontas para comprar ou não estão interessadas.

Se você não fizer qualquer acompanhamento de marketing, você está contando com uma parte do 3% “prontos para compra” e o restante ficam dependendo de quão bom de vendedor que você é.

Por isso a etapa de relacionamento, é tão importante, porque conseguimos identificar em qual etapa o seu lead está e assim conseguimos fazer com que eles avancem naturalmente na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra.

Use os botões abaixo para navegar pelos estágios da estratégia:

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