Já mostramos aqui sobre o que é o Inbound Commerce e como ele pode ser uma estratégia eficiente para atingir melhores resultados em e-commerces. Contudo, estamos perto da Black Friday, e mais do que vender é preciso estar preparado continuar a receber visitas e gerar conversões pós Black Friday.

Por isso separei 6 práticas de conversão para manter a conversão pós Black Friday, acompanhe:

1. Aposte no e-mail marketing

Seja antes da data da Black Friday como depois, o bom e velho e-mail marketing ainda se destaca como sendo uma das melhores ferramentas para aumentar a conversão de um e-commerce. Contudo, para se obter sucesso com esta ferramenta é preciso tomar alguns cuidados como:

  • Crie listas segmentadas conforme o perfil dos seus leads. Assim, é possível ser mais assertivo em seus e-mails.
  • Mescle o envio conteúdos educativos com promoções e demais assuntos focados em seus produtos que você comercializa.
  • Crie assuntos atrativos para os e-mails, pois são eles que despertarão a vontade do leitor em abri-los para saber mais detalhes. (Neste link você poderá encontrar algumas dicas excelentes)

Se você quiser saber mais sobre e-mail, veja este artigo – E-mail marketing: Sua empresa está usando do jeito certo?

2. Tenha um blog vinculado ao e-commerce

Por meio de um blog é possível criar conteúdos relacionados ao seu nicho de modo a educar, informar e até mesmo criar engajamento com o seu público-alvo.

Portanto, investir neste tipo de estratégia tende a ser muito vantajoso para o seu e-commerce expandir a sua marca e se tornar referência dentro do seu mercado por demonstrar domínio em determinados assuntos.

Veja estes 2 artigos referentes a blog e conversão:

  1. Blog corporativo: quais as vantagens para sua empresa
  2. 6 dicas para deixar seu site focado em conversão

3. Fortaleça sua marca nas mídias sociais

As mídias sociais também podem ser excelentes aliadas para a conversão do seu e-commerce. Por meio delas é possível compartilhar conteúdos educativos para o seu público (inclusive os conteúdos do seu blog) e até mesmo apresentar produtos e promoções.

Além disso, as mídias sociais também podem servir como um canal adicional para o contato com seus consumidores e potenciais clientes.

Você também vai gostar de ver estes conteúdos sobre mídias sociais:

  1. Redes sociais: qual a melhor forma de utilizar em uma franquia?
  2. Instagram: como usar na sua estratégia inbound
  3. [E-book] O Guia do Marketing no Facebook

4. Faça otimizações em SEO

Praticamente todo consumidor que pretende comprar online, acaba realizando pesquisas antes de tomar qualquer decisão. E é justamente neste momento em que seu site precisa aparecer nas primeiras posições do Google e demais buscadores para ter maiores chances de conversão.

Assim, investir em SEO tende a trazer um excelente retorno para o aumento de tráfego do seu e-commerce em médio a longo prazo.

Sobre SEO, recomendo:

  1. Clique aqui para ver como o SEO ajudou a ShopDesign a aumentar o tráfego em 47%.
  2. Download do Case da ShopDesign

5. Crie Landing pages e formulários

As landing pages e os formulários podem não gerar vendas diretas para o seu e-commerce, contudo são recursos fundamentais para converter leads e transformá-los posteriormente em clientes após o processo de nutrição no funil de vendas.

Quer um exemplo? Você pode utilizar as Landing Pages para cadastro antecipado já perguntando que tipo de oferta o cliente gostaria de receber. Com estas informações você estará preparado para enviar as ofertas certas e ainda vai ter informações valiosas sobre preferência de produtos.

Portanto, procure otimizar seus formulários pensando sempre nas informações importantes para o engajamento com o seu lead. Já as landing pages também devem sempre conter algum atrativo para que o usuário deixe o seu contato. Assim, procure oferecer recompensas como acesso a um webinars, e-books, vídeos e até mesmo cupons de desconto.

6. Remarketing

Quando um usuário abandona o carrinho em seu e-commerce ou simplesmente acessa um produto e não faz nenhuma ação, isto acaba gerando perdas de oportunidades de vendas para a sua empresa. Mas a boa notícia é que isto pode ser contornado com o remarketing.

Neste caso, um código é implantando na sua loja virtual com a função de marcar cada usuário que acessa o seu site. Assim, mesmo que ele não tome nenhuma ação, serão exibidos anúncios da sua loja para este usuário nos próximos 30 dias. Esta prática tende a fazer com que o usuário volte a acessar a loja por meio dos anúncios, podendo também vir a realizar uma compra.

Uma boa dica aqui é usar conteúdos ricos para chamar a atenção do usuário ou até mesmo depoimentos de clientes que reforcem que ele vai tomar a decisão correta, comprando na sua loja. Nem sempre o desconto vai ser a melhor saída, por isso chame a atenção de forma que ele valorize a sua marca.

Conclusão

Aumentar a conversão de um e-commerce é o desejo de todo empresário que atua neste segmento. No entanto, conforme vimos é preciso ir além das tradicionais estratégias e investir em opções que tragam muito mais do que uma simples venda.

Assim, o Inbound Marketing surge como um modelo para aumentar as vendas do seu e-commerce, de modo que seus clientes sintam-se identificados com a sua marca a ponto de estarem sempre realizando novas compras, além das ações tradicionais e consagradas como a Black Friday.

Acima você pôde conferir somente algumas das diversas estratégias que podem gerar excelentes resultados em seu e-commerce.

Portanto, se você pretende vender mais e ir além das vendas esporádicas, então entre em contato com a DuoHub para implantar o Inbound Commerce em sua loja e começar a ter resultados melhores.

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Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.