Um dos grandes desafios de muitos empresários que atuam com um e-commerce é criar um relacionamento com o consumidor que possa ir além da tradicional visita e compra. Ou seja, você já parou para analisar a quantidade de consumidores que acessam o seu e-commerce, compram um produto e nunca mais voltam? O mesmo ocorre com a quantidade de pessoas de acessam o seu site e nunca mais voltam sem ao menos terem comprado algo.

Em ambas as situações este comportamento do consumidor é desfavorável para o seu e-commerce. E para mudar este cenário, surge a necessidade de se investir em uma estratégia de Inbound Commerce, ou em outras palavras, Inbound Marketing voltado para e-commerce.

Acompanhe os detalhes a seguir e saiba como planejar uma estratégia para este novo modelo de marketing.

Definições iniciais

Em uma estratégia de Inbound Commerce existem 3 pontos a serem descobertos antes de se tomar qualquer ação. São eles:

Produto: O que você irá oferecer para o seus clientes? Qual é o diferencial em seu produto e como ele poderá mudar a vida dos consumidores? Para responder essas perguntas e criar a sua oferta de produto é preciso ser o mais claro e direto possível.

Personas: Representação fictícia do perfil do consumidor ideal. Por meio dela é possível compreender os gostos, desejos, dificuldades e necessidades do seu público-alvo. No geral, recomenda-se iniciar com a criação de 2 a 4 personas específicas.

Receita: Como em qualquer outro projeto, para criar uma estratégia de Inbound Commerce é preciso definir um orçamento real. Neste caso, você deverá delinear todos os seus custos, margens de lucro, entre outros gastos para poder avaliar o que pode ser investido em marketing.

Gerando tráfego

Existem diferentes canais de marketing para se gerar tráfego para um e-commerce e cada opção deve ser utilizada para complementar a outra. Abaixo listamos as principais opções para você utilizar em sua estratégia de Inbound Commerce.

Links patrocinados

Ideal para gerar tráfego de maneira rápida e segmentada. Atualmente o Google Adwords e o Facebook Ads são os mais conhecidos, no entanto, existem diversas outras opções no mercado.

SEO

Estratégia de médio a longo prazo para se obter tráfego dos buscadores de maneira orgânica com a otimização de conteúdos.

Conteúdo

A criação de conteúdos representa cerca de 90% do Inbound Marketing e por meio desta estratégia é possível aumentar o tráfego do seu e-commerce junto com uma estratégia de SEO.

Existem diversas opções de conteúdos que a sua empresa pode criar e dependendo do tipo de produto/serviço que você comercializa, é possível utilizar opções muito efetivas.

O uso de um blog vinculado ao e-commerce é muito recomendando, assim você consegue fazer reviews de produtos, dar boas práticas de usos de produtos, apresentar dicas para o seu público, entre outras opções. Vídeos e e-books também são ótimas opções a se considerar.

E-mail marketing

Se você usa o e-mail marketing somente para enviar ofertas de produtos do seu e-commerce e não tem um retorno muito positivo, saiba que esta ferramenta pode ser um excelente meio para aumentar o tráfego da sua loja. Assim, vale a pena criar listas segmentadas de leads e alimentá-los com conteúdos relevantes para engajamento com o seu público e posteriormente realizar vendas de maneira mais eficiente.

Redes Sociais

Assim como o e-mail marketing, as redes sociais podem e devem ser utilizadas além da tradicional promoção de produtos do seu e-commerce. Assim, quando se aplica uma estratégia de Inbound Commerce, é possível ter em mãos uma poderosa ferramenta para compartilhamento de conteúdos, engajamento com público-alvo e expansão da marca.

Mensuração de resultados

A mensuração dos resultados é um processo fundamental em uma estratégia de Inbound Marketing, afinal, é preciso saber se você está no caminho correto para pode avançar com novas metas ou corrigir erros ao longo do caminho.

Abaixo listamos algumas métricas comuns que você deverá avaliar em sua estratégia:

  • ROI – Retorno sobre o investimento
  • Taxa de conversão
  • Custo por visitante
  • Custo por lead (CPL)

O Inbound Marketing tem sido cada vez mais utilizado com sucesso nas estratégias de marketing de empresas de diversos segmentos, e não seria diferente para quem atua com um e-commerce.

A partir do momento em que sua empresa coloca em prática um plano de Inbound Commerce, é possível se destacar como referência dentro do seu nicho, onde os consumidores farão questão de se lembrar da sua marca.

Case de sucesso em Inbound Commerce: ShopDesign

Recentemente publicamos um case de sucesso da DuoHub, onde conseguimos alcançar 952% de ROI para o e-commerce de móveis de design ShopDesign. Veja o que disse o cliente sobre o projeto:

[fusion_testimonials design=”classic” backgroundcolor=”rgba(246,243,243,0)” textcolor=”” random=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_testimonial name=”Juely Seidel” avatar=”image” image=”https://www.duohub.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Juely.png” image_border_radius=”” company=”ShopDesign” link=”” target=”_self”]

Acreditamos que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado a seus parceiros e colaboradores. E a DuoHub tem tido um papel muito importante no crescimento e solidificação da ShopDesign. A dedicação e comprometimento do Alex no projeto nos deixa confortável em confiar em tudo que a DuoHub faz. Os números falam por si e estamos felizes com os resultados alcançados. No decorrer do projeto o próprio Alex notou que era preciso mudar as estratégias e isso foi muito bom.”

[/fusion_testimonial][/fusion_testimonials]

 

download do case de inboun marketing para e-commerce da DuoHub

Fatos para tweetar:

  • (Tweet) Conteúdo: A criação de conteúdos representa cerca de 90% do Inbound Marketing.
  • (Tweet) A mensuração dos resultados é um processo fundamental em uma estratégia de Inbound Marketing.

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Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.