Não é novidade para ninguém que o marketing digital e o uso das redes sociais para a comunicação com os públicos de empresas de todos os nichos é essencial para alavancar resultados. No entanto, quando falamos de corporações que operam dentro do modelo de negócios de franquia, a estratégia da comunicação digital da franqueadora e das franquias podem se cruzar e, se não forem bem planejadas, podem chegar a interferir nas ações esperadas.

Nesse post, vamos mostrar formas de evitar que isso aconteça e dar dicas de como a matriz e os franqueados podem trabalhar juntos com o mesmo objetivo: o crescimento dos seus negócios!

Como utilizar as redes sociais para alavancar os negócios de franquias e franqueados

1. Crie uma política de comunicação digital

O primeiro passo para que as ações nas redes sociais seja benéfica todas as empresas da rede é se estas se basearem em uma clara e objetiva política de comunicação digital e relacionamento. É primordial que a matriz, junto ao seu departamento de comunicação e relações públicas, defina como deve ser o comportamento ideal das franquias na rede. Essa política deve incluir: linguagem que deve ser utilizada, tipo de linguagem a ser evitada, permissões liberadas para o público (por exemplo: internautas podem escrever no mural ou timeline do perfil da empresa?), conduta em caso de comentários, postagens ou mensagens negativas, críticas ou reclamações vindas do público, prazos e respostas padrões para mensagens, entre outras informações.

2. Uniformize a identidade visual e a comunicação de marca

Todas as franquias devem obedecer o manual de uso da marca, que inclui regras de utilização da logo, do slogan e das cores da marca. Além de um manual específico para uso digital das franquias, é preciso supervisão da matriz quanto às artes utilizadas nas redes sociais. Aqui, é preciso englobar desde as fotografias de produtos e ambientes, quanto às imagens gráficas em geral.

Se possível, é interessante ter um fotógrafo autorizado pela matriz a tirar fotos de produtos, funcionários e ambientes, e, caso seja necessário, montar um banco de imagens para o uso de todos.

3. Cada franquia deve ter seu próprio plano de comunicação digital estratégica

Cada um desses planos devem incluir os objetivos da comunicação da franquia para aquele ano, um rápido estudo de públicos, ações planejadas e objetivos a serem alcançados.

Mas, para isso, é preciso que a matriz compartilhe, dentro do possível, seu plano de comunicação institucional e marketing para aquele ano com antecedência para que cada franqueado consiga pensar em ações regionais e específicas baseadas nelas. Por exemplo, sabendo de antemão quais serão as ações especiais de Páscoa e Dia das Mães, cada franquia consegue planejar suas próprias promoções e ações de relacionamento.

Para os franqueados, é importante estudar seu mercado, seu público e suas metas com afinco, de forma a criar um plano personalizado para impactar seu público-alvo.

4. A matriz deve compartilhar seu know how com as franquias

É importante que a matriz compartilhe seu know how na área, dando treinamentos e consultorias realizados por suas equipes internas de comunicação e marketing, ou por usas agências externas de inbound marketing.

5. Franquias devem focar em seu público e região específica

Além do plano de comunicação, é preciso que cada franqueado monte um plano de marketing digital para seu mercado e região. Só assim é possível criar anúncios segmentados nas redes sociais que cheguem até o público-alvo esperado. Caso os empreendedores não tenham conhecimento específico na área, é interessante procurar por empresas especializadas.

Se usadas de forma correta por franquia e franqueados, as redes sociais podem impulsionar o crescimento de todos. No entanto, um comportamento ou atitude inadequada de apenas um perfil nas redes sociais pode impactar a marca como um todo, trazendo prejuízos para toda a rede da franquia.

A DuoHub quer ver o seu negócio a crescer seja ele pequeno, grande ou parte de uma rede de franquias. Entre em contato conosco e descubra como podemos desenvolver uma nessa jornada!

Crédito de imagem:Freepik

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Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.