O WhatsApp está presente em 7 de cada 10 celulares no Brasil. É usado por aproximadamente 1 bilhão de pessoas e com esses números fica clara a intenção das marcas em usar o app para relacionamento e o Facebook de monetizar a plataforma.

Considerando o fato de que o app já é utilizado informalmente pelas empresas, é preciso entender as vantagens e cuidados do uso desta ferramenta, principalmente se sua estratégia de marketing digital está atrelada a um projeto de Inbound Marketing. É sobre este ponto que o artigo vai abordar, acompanhe:

Os primeiros testes do WhatsApp para empresas

Há algum tempo ocorrem testes que permitem que as empresas falem diretamente com usuários do aplicativo. Desde da compra da plataforma pelo Facebook por US$ 21,8 bilhões, a empresa ainda não havia desenvolvido um formato para monetizar o aplicativo. Por este motivo os testes começaram a ser feitos com grupo de empresas e o próprio FAQ do WhatsApp já publicou sobre as contas de empresa verificadas.

Como saber se uma conta é de uma empresa?

Para saber se uma conta no WhatsApp é de uma empresa é preciso verificar se a conta recebe um ícone verde ✅ ao lado do nome.

Você pode ver pelas imagens publicadas pelo site WABetaInfo como o seu contato vai aparecer. Vale destacar que o nome da empresa é definido pelo usuário e que o bloqueio das contas podem ser feitas da mesma forma que é feita com um contato:

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Recurso de contas verificadas no WhatsApp

 

WhatsApp aliado ao Inbound Marketing

Vamos relembrar o conceito do Inbound Marketing: através de conteúdos e do marketing de permissão, podemos conduzir o lead através de uma jornada de compra, tratando suas objeções até se tornar uma oportunidade para o time de vendas. Saiba todos os detalhes da metodologia inbound aqui.

Agora que lembramos a definição do que é inbound marketing, é preciso entender até que ponto o WhatsApp pode ajudar ou atrapalhar sua estratégia. Sim, é possível usar o aplicativo desde marketing de permissão não vire marketing de interrupção, entende?

Já mencionei que o WhatsApp já é utilizado para fins comerciais para atendimento a clientes. A ShopDesign, que é case aqui na DuoHub, é um e-commerce de móveis design que tem como propósito ser uma referência em móveis design com qualidade de entrega, produto e atendimento. Saiba mais sobre o case da ShopDesign aqui.

No pilar atendimento, a ShopDesign utiliza o WhatsApp para receber dúvidas de clientes sobre frete, status da entrega, confirmação de entrega e depoimentos sobre a experiência dos seus clientes. Veja que o app estava inserido em um projeto de Inbound Commerce e só entrava em cena quando o lead era considerado uma oportunidade ou cliente.

A partir desta experiência, confira os benefícios do app de mensagens em um projeto inbound:

Quais as vantagens de usar o WhatsApp na estratégia Inbound?

1 – Respostas rápidas

Com horário pré-definido e por iniciativa própria, o cliente tem atendimento rápido sobre preços e informações sobre produto, o que agiliza no fechamento de vendas. Para serviços é possível tirar dúvidas, agendar reuniões e direcioná-lo através de links para outras etapas da jornada de compra.

2 – Novo canal de atendimento

É possível orientar e treinar a equipe para fazer o atendimento, independente se o contato é sobre uma dúvida, um elogio ou mesmo uma reclamação. Defina roteiros para cada abordagem e direcionamentos para outras áreas, se necessário.

3 – Oportunidade de relacionar e fidelizar seu cliente

O seu canal no WhatsApp não pode ser igual ao grupo da família, com mensagens de promoção ou “sentimos sua falta”. O WhatsApp precisa ser um canal de relacionamento e fidelização, usado com bom senso e autorização de envio pelo cliente, sempre. Caso contrário, não interrompa e respeite o momento do seu lead.

Ainda é cedo para definir o que vai acontecer já que ainda é um projeto piloto. Porém é importante considerar que o problema não é a tecnologia, mas o que fazem com ela 😉. Acredito que em breve seja confirmado a expansão do WhatsApp para todas as empresas, por isso o bom senso das empresas com o seu uso vai determinar se a experiência com consumidores será boa. Vamos acompanhar o que virá a seguir. 😃

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Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.